Encontro Solene em Homenagem às vítimas da Ditadura Militar
Por: Laís Moulaz | 7 de outubro de 2025
A Comissão de Liberdade de Imprensa e Expressão da OAB Barro Preto tem a honra e o dever de convocar um encontro para o próximo dia 10 de Outubro de 2025 (Sexta-feira), às 15h.
Segundo o presidente da Comissão, o advogado Daniel Deslandes, o objetivo é celebrar a Memória, a Verdade e a Justiça, prestando uma homenagem solene às vítimas da ditadura militar e reconhecendo a inestimável trajetória do jornalista e militante da liberdade, Jurandir Persichini.
Sua vida é um poderoso testemunho da luta pela democracia e pela imprensa livre. Conforme seu relato, a Comissão destaca:
Sua origem como um “meio nômade”, nascido em Amparo da Serra, com a infância em Raposos, onde teve os primeiros contatos com os ‘mineiros comunistas’ da Morro Velho.
Na década de 60, foi para Ipatinga trabalhar como metalúrgico e se tornou um dos sobreviventes do traumático MASSACRE DA USIMINAS.
Em um ato de coragem e compromisso, largou o curso de Metalurgia para fazer Jornalismo na FAFICH/UFMG e, junto a colegas do DCE, fundou o Jornal Liberdade para denunciar a atrocidade.
Ao distribuir o jornal para seus antigos companheiros, foi preso, espancado violentamente e trazido para o DOPS em Belo Horizonte, o que resultou na instrução do 1º IPM pela LEI DE IMPRENSA pelo AI-2, em 1967.
Após ser anistiado como preso político, construiu uma carreira de destaque, atuando como superintendente de Comunicação na Rede Globo/Minas e na TV Alterosa, além de exercer importantes cargos de direção na Imprensa Oficial e em instituições culturais como o Palácio das Artes.
Convidamos a todos para comparecerem e celebrarem essa resistência e a perenidade da luta pela Liberdade de Imprensa e Expressão.
Detalhes do Encontro:
Data: 10/10/2025 (Sexta-feira)
Horário: 15h
Local: OAB Barro Preto, Rua Guajajaras, 1757, BH/MG
Solicitamos a gentileza de confirmar presença pelos telefones: (31) 97112-9302 | (31) 99962-0652
